terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Web Analytics. Converta relatórios em dinheiro!

O título do post pode induzir muita gente a pensar que gerar relatórios de acessos lhe trarão algum retorno financeiro e como diz a Rachel Juraski: É ISSO MESMO QUE VOCÊ ENTENDEU Ô ESTRUPÍCIO. Você pode sim ganhar analisando relatórios estatísticos.

Eu me divirto com o blog desta menina. Muito criativa em suas histórias e segue o lema do "Comigo é no popular".

Bom, deixamos a Rachel de lado neste momento, pois o jabá ja foi forte. Vamos falar sobre como melhorar seu site/blog analisando os relatórios estatísticos e como converter essas melhorias em dinheiro.

Para que você possa avaliar seu tráfego de forma adequada utilize uma das muitas ferramentas de análise web existentes do mercado. Eu dou preferência e recomendo a utilização do Google Analytics que apesar de sofrer críticas de muitos autores continua sendo uma das melhores opções.

Para saber mais sobre a ferramenta, clique aqui ou aqui, e se não ficar contente com o GA pode ainda conhecer as 12 alternativas ao GA expostas pelo Paulo Faustino do Fique-Rico.com.

OK! Ferramenta instalada e agora?

Agora, como já comentei em post anterior, é deixar ela trabalhar e colher os dados daqui no mínimo 1 à 2 meses. Com os dados em mãos você poderá analisar o comportamento de seus visitantes e com isso elencar ações para atrair novos ou manter os visitantes e claro, podendo converter estas visitas em renda.

O que posso identificar com os relatórios?

Muitas coisas podem ser identificadas com um relatório de tráfego. Veja alguns pontos abaixo:

  • Origem das visitas: aqui você poderá analisar como os visitantes chegaram até seu site. Se foi por meio de um site de busca, um clique em um banner ou link em outros sites;
  • Palavras-chave: quais foram as palavras utilizadas para chegar até seu site, podendo aqui, postar mais conteúdos sobre determinados assuntos;
  • Localização Geográfica: sim, é possível saber de qual região vieram suas visitas e assim promover ações mais focadas (se for o caso);
  • Taxa de Rejeição: significa o percentual de visitas que não aprofundou navegação, ou seja, entrou no seu site através de determinada página e deixou o site nesta mesma página;
  • Visitas únicas, Visualizações de Páginas, Tempo médio no site e muito mais.
Agora, basta planejar as ações sobre os dados. Algumas ações comuns tomadas após análise:
  • Melhoria de Layout: seus visitantes podem não estar navegando em seu site com facilidade.
  • Links Internos: seus visitantes não estão "vendo" links para aprofundar navegação. Deixe-os os mais próximo possível de um possível clique.
  • Links Externos: faça parcerias com sites interessantes e confiáveis para troca de links. Quanto mais links seus espalhados na web, maior a popularidade.
  • entre outras.
Bom, basta agora pôr a mão na massa.

E cadê as dicas de rentabilidade para ganhar a bufunfa? Calma, primeiro promova-se na internet, depois lucre. Ou tá afim de ganhar apenas míseros centavos?

Até a próxima.

2 comentários:

Maninho disse...

Saudações Jackson!

Muito bom o post parabéns! Eu comecei a utilizar o GA faz pouco tempo, e o mesmo me deu uma boa noção de como monitorar melhor meu blog.

em breve entrarei em contato novamente. Abraços! _ò/

Jackson Caset disse...

Opa Maninho,

Agradeço o comentário e aguardo novas visitas.

Abraço

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