quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Ganhe dinheiro com seu blog. Conheça o Adsense!

Vamos lá! Continuando o post anterior, vamos conversar um pouco sobre como começar realmente a fazer dinheiro com seu blog.

Até agora só falei o que ninguém queria ler não é mesmo? Sei que o interesse de quem esta iniciando é realmente montar um blog, sair escrevendo e receber por isso.

Se você ainda não leu os posts anteriores, dê uma lida, pois servirão de embasamento pra você iniciar/continuar seu "empreendimento" on-line.

Chega de enrolar Jackson!!!

Bom, uma das mais conhecidas formas de ter algum rendimento com seu blog é utilizando o programa de anúncios do Google Adsense que em suma funciona da seguinte forma:

  • empresas anunciam na Google através do programa Adwords;
  • estes anúncios, além de aparecerem nas buscas da Google na área de links patrocinados, são exibidos também nas redes de conteúdo, que nada mais são que os blogs/sites que participam do programa Adsense;
  • ao serem exibidos nas redes de conteúdo, os visitantes clicam e são direcionados ao site do anunciante, que neste momento, paga o valor que ele deu de lance por clique;
  • a partir daí, todos ganham com isso. Participantes do Adsense ganham alguns centavos pelo clique, a Google ganha um pouco mais que os participantes, o anunciante pode ganhar um novo cliente e o seu visitante encontra algo que pode lhe interessar. Perfeito não?
Mas como coloco estes anúncios em meu blog?

É simples, basta se cadastrar no Adsense, criar anúncios, copiar os códigos javascript gerados e inserir em seu site nos locais que mais achar adequado. Mais fácil que tirar doce de criança.

Tenho que escolher os anúncios que serão exibidos?

Não. A Google se encarrega disso pra você. Na execução do código que você colou no blog, a Google procura em seu conteúdo palavras-chave que casem com as palavras selecionadas pelos anunciantes, sendo assim, são exibidos anúncios relativos ao conteúdo do seu site e que podem interessar ao visitante. Chamam isso de publicidade contextual direcionada e não intrusiva.

Como fico sabendo de meus rendimentos?

Na própria ferramenta do Adsense você encontra um painel onde pode gerar diversos relatórios para saber exatamente o número de pageviews, cliques e valores recebidos.

Legal. Realmente é muito fácil! Vou ganhar muito dinheiro com isso.

Vamos com calma. Nem tudo é um mar de rosas. Você deve se atentar a algumas coisas importantes para não ter prejuízos e para não se decepcionar. Veja:
  • tenha em mente que todo começo é difícil, logo, você poderá faturar apenas míseros centavos por dia durante algum (muito) tempo;
  • você não pode sacar qualquer valor a qualquer hora. A Google paga a cada $100 acumulados em sua conta, sendo que você pode optar por reter seus pagamentos para receber somente quando tiver um montando maior;
  • ao solicitar o resgate do valor, você paga imposto e como o pagamento é em dólar, você paga o imposto em dólar. Dos $100 que você solicitou te sobrarão uns $70. Existe um banco muito comentado na blogosfera que se chama Banco Rendimento que cobra o valor fixo de $15 para transações vindas do exterior. Vou pesquisar mais sobre ele e escrevo um post dedicado a isso;
  • siga os posts anteriores e outros que postarei sobre manutenção de blogs. Um blog desatualizado ou sem reconhecimento, pouca renda vai gerar;
  • não saia clicando que nem louco nos anúncios que são exibidos em seu site. Essa prática é contra as políticas do Adsense e pode lhe custar uma exclusão do programa e perda de seus rendimentos. Não pense que eles não sabem que foi você quem clicou hein;
  • são permitidos 3 blocos de anúncios por página visualizada. Nem que pudesse colocar mil blocos, não exagere na quantidade de anúncios. Há grandes chances de seu visitante não voltar porque só vê publicidade.
Tenha persistência, sempre! Não dê muita bola para os centavos iniciais e lembre-se que de grão em grão a galinha enche o papo.

Espero que seja útil!

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário